A União presbiteriana dos homens (UPH) é um departamento comum a várias das igrejas pertencentes à Igreja Presbiteriana do Brasil. Tem como objetivo organizar as atividades realizadas com os homens de cada igreja local. A UPH é uma forma de convivência entre os homens adultos de cada igreja local. É muito comum a UPH de cada igreja fazer suas reuniões acompanhadas de churrasco e organizar também momentos para jogar futebol semanalmente.
Representada nacionalmente pela Confederação nacional de homens presbiterianos (CNHP) As federações são formadas por duas ou mais UPHs. Ex: "Federação presbiterina de homens do presbitério Rio Norte"
Confederação sinodal: formada por duas ou mais federações. Ex: "Confederação sinodal do trabalho masculino do Rio de Janeiro" Mais informações sobre a UPH poderão ser obtidas no site oficial, no endereço: www.uph.org.br. Retirado da Wikipédia
A Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) é um departamento comum em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil pertencentes à Igreja Presbiteriana do Brasil. Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com as mulheres de cada igreja local. As SAF têm uma preocupação especial com o bem estar das mulheres nas igrejas e também com a evangelização.
Como todos os demais departamentos, a SAF sempre têm suas reuniões que vão mais além da simples convivência: as mulheres costumam ser as organizadoras dos eventos benéficos e comidas de convivência entre os membros das igrejas.
A SAF pussui uma revista de circulação nacional chamada "SAF em revista", onde se pode encontrar testemunhos de várias mulheres, artigos, reflexões e, como não pode faltar em uma revista femenina, receitas culinárias. Retirado da Wikipédia
A União de Mocidade Presbiteriana (UMP) é uma organização ou sociedade interna presente nas igrejas da Igreja Presbiteriana do Brasil. Tem como objetivo organizar as atividades realizadas com os jovens de cada igreja local e entre diferentes igrejas. Ela é representada nacionalmente pela Confederação Nacional de Mocidade (CNM).
Na IPB, considera-se o ano de 1936 como o ano de surgimento da sigla UMP, sendo que, àquela época já existiam mocidades atuantes em muitas igrejas pelo país. Em 1º de maio de 1944 foi criado o Jornal Mocidade, na Federação do Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1946 era organizada a Confederação Nacional, por ocasião do histórico 1º Congresso.
O 3º domingo de maio consagrou-se como o dia da UMP. Em 1960 a Confederação Nacional foi extinta, assim ficando até 1986, quando foi reorganizada.[4] A UMP possui uma revista de circulação nacional chamada "Revista Mocidade Presbiteriana". Retirado da Wikipédia